05May

Investimentos e os Estágios da Aprendizagem

Você deve estar se perguntando qual a relação entre investimentos e os estágios da aprendizagem. E se eu disser que eles estão totalmente relacionados? Vamos lá....

Quando estamos estudando algo novo, nós passamos por 3 estágios da aprendizagem, sendo eles:

Aquisição (Sem conhecimento): é o ponto inicial de todo o aprendizado. Não temos conhecimento sobre o assunto que estamos começando a estudar.

Retenção: aqui já temos algum conhecimento consolidado, mas ainda precisamos de suportes para utilizá-los, como livros ou pessoas. Neste momento é importante colocar em prática o conhecimento adquirido, ensinando outras pessoas ou através de resumos e mapas mentais, pois é assim que evitaremos a estagnação nesta fase e consolidaremos o conhecimento passando para a próxima fase.

Aplicação ou Autonomia Intelectual: nesta fase temos total capacidade de sintetizar o que aprendemos e não precisamos mais das "muletas" para nos ajudar a navegar por este conhecimento. Aqui dominamos 100% o conhecimento.  E aqui continua sendo importante a prática do ensino, para que o conhecimento continue de fácil acesso para o nosso cérebro.

Mas e os investimentos? Onde eles se relacionam com esses estágios?

Já parou para pensar a quantidade de informações e conhecimentos que precisamos ter para fazer investimentos de qualidade e de forma saudável? Não podemos, simplesmente, abrir o homebroker  (plataforma a qual são feitas as compras e vendas de ações e alguns outros ativos) da corretora, escolher uma ação e comprar a qualquer valor ou até mesmo obtermos recomendações das pessoas e sairmos comprando conforme dizem; mesmo que sejam profissionais do mercado, precisamos entender o que estamos fazendo, caso contrário o risco envolvido na operação fica maior ainda.

Então quando pensamos no processo de investimentos precisamos ter conhecimento sobre setores, macroeconomia, saber ler as Demonstrações de Resultados das empresas, indicadores financeiros, indicadores de performance, dentro de outras informações. É importante também entender como elas se relacionam.

Não é necessário dominar todo esse conhecimento antes de fazer seus investimentos. Pois, sem dúvida alguma, até mesmo os grandes gurus do mercado não dominam todo esse conhecimento. Eles têm domínio de alguns e outros continuam no segundo estágio, onde precisarão consultar pessoas ou livros para entenderem um pouco mais do que estão analisando.

Ao entendermos isso, fica mais fácil ver toda disciplina necessária para conseguirmos fazer investimentos de qualidade. Por isso é importante mantermos uma rotina de estudos e de leitura, realizando simulações de investimentos, entendendo onde acertamos e onde erramos, os porquês, e, sempre que possível, trocarmos conhecimento para que tudo isso se solidifique em nosso cérebro.